Mineração a seco: a mineração do futuro

Mineração a seco: a mineração do futuro

O mundo está em constante transformação, principalmente em relação às atividades que possuem relação direta com o meio ambiente. É o caso da mineração, que por muitas décadas foi explorada de maneira pouco consciente.

Com uma maior preocupação quanto aos recursos naturais, diversas empresas passaram a enxergar formas mais sustentáveis de lidar com o minério, ou seja, através da mineração a seco. Dessa forma, importantes discussões sobre formas mais viáveis de exploração da terra ganharam espaço nas indústrias.

Pensando na importância do tema, a Recimac traz à tona algumas curiosidades sobre essa que já é chamada como “a mineração do futuro”. Continue a leitura e saiba mais sobre a mineração a seco!

mineração a seco

Uma nova visão de sustentabilidade

O que faz a mineração a seco estar tão alinhada com os novos princípios ambientais? O entendimento é muito simples, pois esse modelo de exploração normalmente usa quantidades menores de água na separação dos metais.

Ainda não entendeu? A Recimac explica! A mineração a seco dispensa o represamento de rejeitos e a construção de barragens. Com isso, a população vizinha às áreas de mineração conta com maior segurança e o meio ambiente sofre menores impactos.

Alternativa eficiente frente à mineração úmida

Ainda praticado em diversas regiões do Brasil, o processo que utiliza o rejeito úmido aproveita a água para beneficiar o minério. Por isso, as mineradoras que realizam esse método precisam contar com uma estrutura de barragem para a dispensação dos rejeitos. 

Apesar de oferecer menos custos, a mineração úmida oferece maior risco ambiental quando não está enquadrada no PNSB (Política Nacional de Segurança de Barragens). Uma preocupação constante e atual, já que o país ainda possui mais de 900 barragens de mineração cadastradas no SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração).

Ainda não entendeu porque a mineração a seco se faz tão necessária para a saúde do meio ambiente e das futuras gerações? Simples de entender, pois quando uma barragem originária da mineração úmida se rompe, o barro e muitos resíduos tóxicos – como o níquel e o cobre – que são usados na separação do minério, contaminam pessoas e o solo.

Mineração a seco segue como tendência

Após a ocorrência de diversas tragédias que envolviam o processo de mineração com barragens, o setor de mineração tem investido em soluções mais inteligentes e de menor impacto. Um dos métodos mais procurados é o Dry Stacking ou “empilhamento a seco”.

Essa tecnologia que usa filtro prensa possibilita que o minério seja beneficiado com pouquíssima ou nenhuma água. Ou seja, a “sobra” do processamento do minério é filtrada e colocada em grandes pilhas, substituindo o uso das tradicionais barragens.

Na prática, é como se o filtro atuasse também como uma prensa, reduzindo a lama de rejeitos e dando origem a um material seco e fácil de empilhar. Conseguiu compreender um pouquinho mais sobre o funcionamento da mineração a seco?

Pois saiba que além de simples, todas essas etapas são responsáveis por gerar um processo mais sustentável: o método de filtragem pode garantir o reaproveitamento, em alguns casos, de mais de 95% da água utilizada no processo. 

Segurança, benefícios ambientais e novas possibilidades

A mineração a seco ainda possibilita a geração de um substrato que pode ser usado na produção de novos produtos, entre eles, a areia para a pavimentação de asfalto e tijolos para a construção civil. Além disso, as montanhas geradas por esta mineração podem ganhar vegetação e, dessa forma, contribuir para a recuperação da natureza!

Percebeu porque a mineração a seco é a mineração do futuro? Isso pode estar mais próximo do que você imagina, já que a ANM (Agência Nacional de Mineração) determinou que as barragens úmidas sejam descaracterizadas até agosto de 2023.

A Recimac tem orgulho de contribuir para esse processo, através das nossas peneiras que são a solução eficiente para o minério argiloso nos períodos de alta umidade e na recuperação das barragens com muito material rico em minério, podendo ser recuperado com nossa tecnologia. Deseja conhecer um pouco mais sobre esse produto e entender sobre nossa tecnologia inovadora? Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Para ler mais artigos como este, não deixe de conferir o blog da Recimac e seguir nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Receba nossas
novidades em seu email

    Recimac © 2022 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido e otimizado por WEBi