Biomassa: transformando resíduos orgânicos em energia elétrica

Biomassa: transformando resíduos orgânicos em energia elétrica

Os gastos com energia elétrica dentro de uma indústria podem ser altíssimos. Afinal, a alta quantidade necessária para fazer com que tudo funcione exige que se façam investimentos bem elevados. No entanto, e se nós disséssemos que sua indústria pode produzir a própria energia elétrica, com custos mais interessantes que os que você tem hoje? Isso é possível através do uso da biomassa.

Se você não a conhece, o título deste texto conta o fato mais importante que precisa saber: ela permite que sua indústria transforme resíduos orgânicos em energia elétrica. Considerando que, normalmente, esses resíduos seriam simplesmente descartados, a possibilidade de usá-los para produzir energia é altamente vantajosa, contribuindo com uma considerável redução de custos.

Mas, como isso funciona? E, afinal de contas, o que é biomassa? Essas são as perguntas que a Recimac responde ao longo deste texto. Para entender melhor o assunto, é só continuar a leitura abaixo!

O que é biomassa?

Biomassa é o nome que damos para qualquer matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com o objetivo de produção de energia. Alguns dos exemplos mais comuns são carvão, lenha, bagaço de cana de açúcar, eucalipto, entre outros.

Uma das características mais marcantes e positivas da biomassa é que um material que seria descartado passa a ter uma nova utilidade, promovendo economia.

E os benefícios estão sendo cada vez mais observados. Enquanto até pouco tempo atrás esta fonte de energia elétrica não era tão utilizada, hoje ela já corresponde a cerca de 14% de toda a energia consumida no mundo.

Como esses resíduos são transformados em energia elétrica?

Como existem diferentes materiais que podem ser considerados biomassa, o processo de conversão para energia elétrica pode variar bastante de acordo com o material. Estes processos se chamam rotas de conversão, sendo que os principais são:

E você, já tinha ouvido falar em biomassa? Sabia das possibilidades que ela oferece para sua indústria? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo como este, siga a Recimac no Facebook e no Instagram!

Receba nossas
novidades em seu email

    Recimac © 2022 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido e otimizado por WEBi