A noção de “empresa sustentável” pode parecer cômica para alguns e jargão para outros, aparentando ser uma relação naturalmente contraditória. Mas a realidade é que a própria conceituação de “sustentabilidade” não é bem entendida pela maioria da população.
Sustentabilidade tornou-se um componente integral do mercado, com as novas empresas sustentáveis liderando um esforço coletivo em busca de soluções para os principais problemas ambientais que assolam nosso planeta.
Enquanto algumas empresas adotam um modelo de produção sustentável, outras são planejadas e geridas desde o princípio com a preservação ambiental como um valor central de sua cultura de negócios. E ainda existem aquelas empresas que se recusam a mudar sua lógica de produção…
O fato é: apenas as duas primeiras empresas exemplificadas acima tem uma chance real de se manterem prósperas e lucrativas dentro do mercado internacional, este que cada vez mais olha com bons olhos para as empresas sustentáveis.
Mas ainda restam uma série de perguntas: o que significa ser uma empresa sustentável? Como gerir um negócio sustentável? Quais são as demandas do público e do mercado?
Se quiser saber as respostas para estas perguntas e muito mais, continue lendo o texto abaixo em que vamos traçar um panorama geral sobre as empresas sustentáveis, desde técnicas de gestão até os benefícios multilaterais que essa modalidade de empresa sustentável pode oferecer. Boa leitura!
Objetivamente, sustentabilidade significa fazer a melhor administração possível de recursos — sejam eles naturais, sociais ou humanos — para que o consumo destes na geração atual não afete o consumo das gerações futuras.
Em outras palavras, desenvolver práticas de negócios sustentáveis envolve garantir a viabilidade a longo prazo do planeta, seus habitantes e do lucro que é gerado a partir deles. Portanto, não se trata apenas de ambientalismo, já que a noção de sustentabilidade envolve uma gama de considerações vitais para a continuidade da produção e reprodução da vida, levando em conta os aspectos socioeconômicos nos mais diversos contextos mundiais.
Classificar uma empresa, companhia ou marca como “sustentável” transcende a jogada de marketing: trata-se de um selo de compromisso que o seu negócio assume com a sociedade, com o mercado consumidor e com o próprio planeta.
Significa reconhecer a crise ambiental que pode ser sentida nos quatro cantos do mundo, e que ela deve ser enfrentada com seriedade e transparência por todos os envolvidos nesse cenário.
Mas para além de um atestado de compromisso com uma crise global, é também um posicionamento sobre as prioridades e intenções da sua própria empresa, demonstrando não apenas uma preocupação com o futuro da humanidade, mas também a intenção da empresa de fazer parte desse futuro.
Muitos empresários e empresárias se sentem profundamente sensibilizados pela perspectiva de adaptar seus negócios para um modelo sustentável — levando em conta os dados de estudos realizados nos EUA —, mas pouca atenção é dada para verificar se é algo realizável.
A melhor opção para checar se um modelo de negócios sustentável é de fato compatível com a estrutura da sua empresa é a contratação de um serviço de auditoria ambiental.
Esse tipo de serviço irá avaliar minuciosamente a estrutura e modelo de negócios da sua empresa, sinalizando se há possibilidade de uma conversão parcial ou total para um modo sustentável de operação.
Uma dica clássica mas que não perde a sua utilidade: considere mudanças na rotina da sua empresa.
Se seu negócio for gerenciado de dentro de um escritório, por exemplo, considere instituir uma política séria de reciclagem, que envolva a utilização de materiais recicláveis no ambiente de trabalho, instalação de lixeiras para reciclagem, uso de lâmpadas de baixo consumo, etc.
O estímulo para que os funcionários adotem atitudes conscientes — dentro e fora do trabalho — também deve ser encorajado.
Considere estabelecer um sistema de recompensas para os funcionários que puderem vir de bicicleta para o trabalho, ou bole dinâmicas de conscientização para mobilizar os membros da empresa a tomar uma nova disposição em relação ao meio ambiente.
E lembre-se de que essas medidas também têm impactos positivos para o crescimento da sua empresa, já que a maioria das pessoas sentem-se muito mais interessadas em trabalhar e fazer negócios com empresas sustentáveis.
Por fim, é vital que além de investir em práticas de aumento de sustentabilidade, a sua empresa seja transparente com o seu histórico de atividades, tanto anteriores quanto posteriores a adoção de um modelo de produção sustentável.
Apesar de aparentar ser uma jogada arriscada, ela garante que o seu novo modelo de negócios sustentável tenha credibilidade e seja levado a sério pelo público, pois não basta investir em uma campanha de marketing vazia que não explicite os passos tomados pela empresa para reduzir os impactos ambientais por ela causados.
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